🌞 SOL XVII — Linguagem da Serpente / Forma Tridimensional nº 1
Rodrigo Garcia Dutra, 2022
Cerâmica e pigmentos naturais (açafrão-da-terra, piripiri e canela)
20 Ă— 20 Ă— 5 cm
Obra disponĂvel na cidade do Porto em Portugal
Esta escultura pertence ao conjunto das sete Formas Tridimensionais da Linguagem da Serpente, desenvolvidas em Lisboa, fevereiro de 2020 — um prenúncio da transformação planetária que viria com o confinamento global.
Este sĂmbolo especĂfico manifesta a energia solar e telĂşrica — a luz que irradia do Sol e o calor que pulsa no magma do centro da Terra. Uma geometria de cuidado, radiação e compreensĂŁo de ciclos e relação com centros de energia e poder.
A peça foi realizada com pigmentos naturais que remetem ao fogo especiário — açafrĂŁo-da-terra, piripiri e canela — evocando saberes alimentares, medicinais e sensoriais. A superfĂcie da cerâmica Ă© uma membrana vibratĂłria entre o mundo visĂvel e o invisĂvel, operando como sigilo, altar e cápsula energĂ©tica.
Parte de um ciclo escultĂłrico em cerĂ mica iniciado em Portugal durante a Pandemia em que fiquei isolado na cidade do Porto e desenvolvido posteriormente em residĂŞncia (Air351) com apoio da Bolsa para PEsquisa ArtĂstica da Fundação Gulbenkian, e exposições Magma, Galeria Nuno Centeno e Architecture of Silence, Bikaner House, Nova Delhi em 2022 alĂ©m de estudos sobre práticas simbĂłlicas e sustentáveis. A obra encontra-se atualmente na cidade do Porto, no espaço que era o meu antigo atelier lá, nos EdifĂcios Mota Galiza.
📦 Preço: 2.200 euros
🛠️ Retirada no local (Porto) ou envio por conta do comprador
📍 Armazenada com cuidado no atelier de uma artista amiga